O Grupo Viver Bem é um serviço realizado de forma continuada de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, com oferta de atividades artesanais, atendimento psicossocial, grupo temático, rodas de conversas, jogos de memória, atividades físicas, artísticas e culturais com o objetivo de contribuir para que os idosos tenham mais autonomia, liberdade e felicidade na sua melhor idade, a destacar:
Biblioteca comunitária para idosos, a fim de oferecer um espaço de convívio social e encontros entre gerações, despertando o interesse e o gosto pela leitura, através de atividades lúdicas e recreativas, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas possibilidades de vida.
Trata-se de um projeto de oficinas de contação de histórias, através do resgate de memórias autobiográficas, para idosos inseridos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Associação Cuidado Humano, em seus domicílios, a fim de proporcionar o resgate de suas vivências e experiências, contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo, a valorização de seus saberes e a promoção do convívio familiar. Clique aqui para fazer o download dos e-books.
Com o intuito de ampliar a oferta de Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos para idosos do bairro Bethânia, a ACH em 2022 passará a desenvolver oficinas de dança circular, atividade física e roda de conversa para as comunidades do Morro São Francisco e Cruzeiro. O serviço que já é ofertado na sede da entidade desde 2018 atende 50 idosos com atividades de arte, cultura, oficinas socioeducativas, lazer e esporte. A finalidade do serviço visa contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, prevenindo o isolamento e riscos sociais.
Atendimento domiciliar para idosos em risco social, realizado por psicólogos, assistentes sociais e cuidadores sociais com a finalidade de prevenir situações de agravos que possam desencadear o rompimento de vínculos familiares e sociais, garantindo o desenvolvimento de mecanismos para inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de riscos, a exclusão, a institucionalização e o isolamento.
O tratamento contra o câncer gera uma série de efeitos colaterais que podem ser evitados ou amenizados apenas com a alimentação.
Se o paciente com câncer, por exemplo, está se recuperando de uma cirurgia, quimioterapia ou qualquer outro tipo de tratamento, seu objetivo principal é a cura. Uma boa alimentação nesse período irá ajudá-lo a se manter forte, dando ao seu organismo os nutrientes que ele necessita.
A desnutrição pode fazer com que o paciente se sinta fraco, cansado e se torne incapaz de combater as infecções e, em alguns casos, de realizar e concluir o tratamento. Sabe-se que a desnutrição pode contribuir para a progressão da doença.
Um dos objetivos da ACH é ofertar a suplementação alimentar ao paciente com câncer, para que ele possa se recuperar o mais breve possível.
O diagnóstico do câncer muda a rotina de quem passa pelo tratamento oncológico, sendo necessárias adaptações que exigem cuidado, compreensão, atenção e carinho. Alguns pacientes podem apresentar incontinência urinária e/ou fecal e, portanto, necessitar do uso de fraldas descartáveis, e a ACH atende esta demanda, com objetivo de melhorar significamente a qualidade de vida destas pessoas.
No caso dos pacientes com câncer e dos idosos, em situação de vulnerabilidade social, a Associação Cuidado Humano também auxilia com o importante trabalho de doação de cestas básicas.
No caso dos pacientes com câncer e dos idosos a Associação Cuidado Humano também oferece orientação jurídica relacionada aos seus direitos.
Associação Cuidado Humano © document.getElementById("current_date").innerHTML = new Date().getFullYear(); . Todos os direitos reservados.
Automated page speed optimizations for fast site performance